sábado, 2 de abril de 2011

A Técnica de Corrida e a Corrida na Praia


A Técnica de Corrida e a Corrida na Praia

por Preparador/Recuperador Físico Márcio Sampaio, sábado, 2 de abril de 2011 às 13:21
Mais uma vez alerto que, alguns destes textos, são apenas pensamentos meus e maneiras de trabalhar que possuo quando estou com os meus jogadores. Se estão correctos?Bem, no treino desportivo, o mais correcto é aquilo que queremos para a nossa equipa e a forma de lá chegar pode ser diferente de pessoa para pessoa. Creio que o mais importante em cada treino é o que cada um de nós possa planear e  saber o seu objectivo.

Na minha opinião, a técnica de corrida é uma capacidade que deveremos trabalhar!Espantados?Pois bem...eu tenho a certeza que se pensarmos bem, chegamos á conclusão que maior parte dos jogadores não sabe correr. A coordenação de membros inferiores e superiores, torna-se importante para que uma corrida seja correcta e deveremos trabalhar esta capacidade em todos os treinos, seja no Aquecimento, seja num exercicío de passe, seja a nível individual.

Como em todo o gesto desportivo, existe uma técnica correcta de corrida que é aplicavel para todas as pessoas, o que deveremos conseguir é adapta-la ás características físicas de cada pessoa ou atleta. Correr é um movimiento cíclico(os movimentos cíclicos sao aqueles que mostram repetiçoes de fases. A maioria dos movimentos de locomoçao sao cíclicos, como o andar, correr, nadar, remar, andar de bicicleta, etc.. Em alguns desportos exige-se uma rapidez de movimentos cíclicos com partes do corpo. Por exemplo: canoagem, ciclismo,etc..)  e este provoca um gasto de energía, devido a uma contração das fibras musculares, ás quais produzem o nosso deslocamento. Se o fizermos de forma coordenada e eficaz, reduziremos o gasto energético e portanto, melhorará o rendimento do atleta com quem estamos a trabalhar.  

Com isto quero dizer que, este mesmo gesto técnico, deve ser trabalhado diáriamente e existe muita forma de o fazer, com as tão famosas técnicas de Skipping, em que poderemos aplicar o Skipping Alto, Médio e Baixo e dou um exemplo:

1.Imaginamos um exercicio básico de passe em quadrado, em que estão dois jogadores em cada vértice e o objectivo é iniciar com bola.
Um jogador num dos vertices, passa para outro no outro vértice e assim sucessivamente mas, no fim do mesmo ele terá de ocupar o lugar deixado vago pelo colega ao qual passou a bola. Pois bem, no seu trajecto, independentemente da distância, poderemos coloca-lo a efectuar por exemplo skipping baixo, por cima de barreiras baixas, em que o movimento que conta é a técnica e coordenação e não tanto a velocidade. No outro, poderemos colocar umas barreiras(altura da tibía) e aí ele já eleva o joelho um pouco mais abaixo da cintura.No outro por exemplo uns varoes pequenos no solo o que torna o exercicío mais fácil mas exige uma maior coordenação e no ultimo, ele pode efectuar a corrida sem qualquer obstáculo para se aproximar mais da realidade e aí já poderemos colocar um pouco mais de velocidade na técnica.

Dentro deste exercicío, poderemos puxar pela nossa imaginação e criar tantas formas de obrigar os nossos atletas a autodisciplinarem-se e preocuparem-se em possuir uma melhor técnica de corrida. O que por vezes penso é que se, os nossos jogadores tiverem uma boa técnica de corrida, tal como uma boa velocidade, não conseguem chegar mais rápido "aquela bola"?!E com menos despêndio energético?!Talvez sim, talvez não e agora questiono eu - Já experimentaram?!

Correr na praia, ajuda ou prejudica?

Bom, sou sincero, ha uns anos atrás, o unico treinador que ouvi falar em treinar na praia, foi o treinador com quem trabalho actualmente! Manuel Cajuda foi o unico treinador em Portugal que assumiu que ía para a praia treinar. Confesso que na altura fiquei séptico sobre esse treino pois, sempre ouvira dizer que treinar na praia era prejudicial e acreditem amigos, ouvi-o dizer não porque eu me lembrasse de o fazer mas sim, por pessoas catedráticas na altura, treinadores de renome nacional e que hoje, curiosamente, até já o fazem!Pois bem, passaram-se anos e anos e eis que descobri o que o Mister Manuel Cajuda faz com os jogadores na praia. DIVERTIMENTO!É pura realidade. Rir, brincar, jogar á bola e não jogar futebol, gincanas, enfim...tudo o que os miudos na idade de se divertirem, gostam de fazer e acreditem ou não, psicológicamente é um alivío para os jogadores. Mas eu aqui, tenho de dizer que, HOJE, até defendo o treino na praia!!Defendo...MESMO, o treino na praia, seja de que forma for, a brincar ou a sério e explico porquê este meu ponto de vista.

A cada dia que passa, o treino desportivo está mais virado para questões que antes não eram faladas, não porque ninguém as tenha descoberto, porque o futebol está inventado mas, sim pelo facto de actualmente existir mais informação e mais formação livre, então actualmente os jogadores são submetidos a trabalhos complementares e individuais, em que se pode ir ao pormenor, porque também existe mais gente a poder completar as equipas técnicas que poderão desenvolver essas actividades em colaboração com o treinador Principal ou com o departamento médico, que geralmente nos fornece todas as informações necessárias, sobre os atletas que treinamos. Assim sendo, desde que estou nos emirados, tenho tido tempo para poder estudar novas experiencias, falar com os treinadores que me acompanham e que me ensinam mais do que eu podería aprender em qualquer livro, porque nós debatemos, trocamos ideias e pensamos. Bem ou mal, com mais ou menor eficácia, com melhor ou pior resultado, conseguimos extraír de cada um de nós aquilo que mais nos interessa para as nossas investigações e pensamentos de como "chegar lá".
então é aqui que o treino na praia mudou a minha maneira de pensar, fez que eu investigasse e na realidade possa pensar que hoje, devemos treinar na praia sempre que possível pelo que digo a seguir:

Então vamos pensar:

Actualmente, utiliza-se na maior parte dos Melhores clubes do Mundo, o trabalho proprioceptivo, como componente do trabalho diário dos jogadores. Normal, é uma forma de prevenção de lesões, então:
O terreno arenoso oferece muitos pontos positivos para o treino. Mesmo que o atleta não corra, realizar movimentos como saltos, deslocamentos laterais e ziguezagues na areia contribui para a estabilidade das articulações e o fortalecimento dos músculos inferiores. Se pensarmos, a praia é uma superfície irregular, macia e pesada logo, há um aumento do estímulo proprioceptivo, que gera maior controle muscular e estabilidade das articulações do quadril, joelho e pé.
Na componente Fisiológica, todos os exercícios na areia fofa queimam mais calorias porque o gasto energético para realizar os movimentos é maior.

Quanto a este assunto, eu estou perfeitamente á vontade para defender o treino na praia, ou como fazem muitos no Brasil, na caixa de areia, pois enquanto eu estava no Servette (Suiça), utilizei uma vez por semana, aquando do trabalho de força/velocidade, a caixa de areia que o clube possuía. Então utilizava exercicios de tracção, com elástico/cordas, em que os jogadores fazíam técnica de corrida, ou simplesmente corríam, saltavam ou trabalhavam individualmente e a prova disso é que publico aqui uma foto do tempo em que estive no Servette e efectuamos esse tipo de trabalho na praia, aquando de um estágio de 12 dias, efectuado exactamente nos emirados.

Os exercicíos a utilizar, são os mais variados:
-  a simples corrida em 10,20,30 metros;
- Tracção, utilizando elastico, corda ou toalha;
- cabeceamentos com bola;
- Skippings Altos, Médios, Baixos;
- Pliometría;
- Jogos diversos, com bola, ou sem bola;
- Gincanas;
- Futvolley..


Junto anexo foto de treino do Servette FC na praia.




1 comentário:

  1. Um prazer ler este artigo. E há que concordar, que do ponto de vista estritamente fisico e da diversão, pode resultar bastante bem. E desde que não retire tempo ao trabalho táctico, porque não? Abraços

    ResponderEliminar